Co- Financiado por:
Designação: VALES INTERNACIONALIZAÇÃO – Projeto n.º 9516
Programa Operacional: Programa Operacional Regional do Centro
Objetivo Temático: OT 3 – Reforçar a Competitividade das PME
Tipologia de Intervenção: Internacionalização das PME
Custo Total Elegível: 20.000€
Apoio financeiro da UE (FEDER): 15.000€
Síntese do Projeto :
Considerando o mercado internacional e a globalização da prestação de serviços, a Smartzener visa abrir horizontes estratégicos e assim assegurar uma vida economicamente sustentável.
Considerando ainda que a Região Centro, onde nos enquadramos, é das regiões com menor PIB per capita (82,2% da média do país, 2012), sentimos necessidade em expandir a nossa área de atuação, tanto mais quanto o mercado da construção em geral em Portugal está em fase de estagnação.
Nesse sentido, a nossa estratégia passa por consolidar processos e metodologias que assegurem dimensões e competências de competitividade, abrindo caminho à entrada no mercado internacional em duas frentes: América Latina (Colômbia) e Europa (Espanha, França e Suíça).
Assim, no âmbito deste Vale Internacionalização que surge como ferramenta fundamental, a Smartzener, pretende contratar serviços de consultoria que lhe garantam: uma eficaz análise de mercados e prospeção de clientes potenciais em linha com um desenho estratégico eficiente.
De acordo com dados da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Colombiana, criada com vista a facilitar e fomentar as relações bilaterais entre os 2 países, prevê-se que a Colômbia continue a dar prioridade a projetos de infraestruturas de várias naturezas, nomeadamente ao nível residencial. Acreditamos no potencial do mercado, mas precisamos de nos posicionar, compreender, conhecer, observar, analisar e desenhar estratégias. Pretendemos igualmente beneficiar das mais de 100 zonas francas divididas por áreas/setores de atividade, bem como dos benefícios decorrentes dos tratados de Comércio Livre.
Com uma população de cerca de 48 milhões de habitantes, a Colômbia faz ainda parte do grupo das economias emergentes com maior potencial de crescimento e perfil económico diversificado, usufruindo de um sistema financeiro sólido, com uma cultura de negócio semelhante à portuguesa. É a 4a potência económica da América Latina e 33a economia mundial em termos de PIB. A Construção de habitação e a inovação tecnológica estão entre os 5 principais setores impulsionadores do crescimento económico.
É também um país com uma classe média em franco crescimento, o que significa um consequente incremento do consumo e investimento.
No que respeita ao mercado europeu, procuramos beneficiar da proximidade dos 2 países, da livre circulação de mercadorias e pessoas, da convergência em termos de legislação e dos custos de deslocação consideravelmente mais baixos para identificar nichos e oportunidades de negócio, através da procura de empresas parceiras com quem possamos criar sinergias e protocolos. Futuramente, e no seguimento deste projeto mas num horizonte temporal mais dilatado, pretendemos igualmente alargar a nossa atuação a outros países europeus não fronteiriços.
Portanto, este projeto enquadra-se perfeitamente na tipologia Prospeção e presença em mercados internacionais (Prospeção e captação de novos clientes), tanto no caso da Colômbia, como no caso europeu.
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